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Vamos falar sobre azeite?

Fonte de gorduras boas e antioxidantes, o azeite de oliva extravirgem costuma estar presente na rotina de pessoas que buscam se alimentar bem e de forma saudável, seja para preparar pratos quentes ou como tempero em preparações frias.

Qualidade atestada, o ponto que quero abordar aqui é em relação à quantidade. Regra básica para uma alimentação equilibrada: ser saudável não quer dizer que pode comer à vontade. E, é claro, isso vale para o azeite também.

O azeite é composto de gordura (assim como todo óleo) e gorduras contém 9kcal para cada grama de peso (mais do que o dobro das proteínas e dos carboidratos, que contém 4kcal para cada grama de peso). Então, é preciso muito cuidado e parcimônia para que a inclusão do azeite em seu prato não acabe sabotando a sua dieta.

Imagina que você planejou, calculou, pesou um almoço com, aproximadamente, 350kcal, mas adicionou à sua refeição uma porção equivalente a 1 colher de sopa de azeite. Essa colher terá uns 8 gramas de gordura, ou seja, 72 calorias. Pode parecer pouco, mas isso representa 20% de calorias a mais em sua refeição.

É por isso que quando calculo um plano alimentar já considero o azeite (adicionado no prato) no consumo calórico da refeição, com indicação (quantidade) individualizada para cada objetivo e perfil de dieta.

Se elaboro um plano para emagrecimento e a refeição já tem preparações com muita adição de gordura (como vegetais refogados, por exemplo), normalmente indico não adicionar mais azeite no prato já pronto. São pequenas mudanças de comportamento que podem gerar ótimos resultados em médio e longo prazo.

Então, daqui para frente, sempre que for adicionar o azeite em sua refeição, lembre-se: cautela! Usufrua de todas as propriedades boas que o azeite de oliva (sempre extravirgem, combinado?) tem a oferecer, mas aprecie com moderação 😉

E para finalizar esse post, algumas dicas básicas para escolher um azeite de qualidade:

1) Não compre azeite armazenado em embalagens transparentes.

2) Evite comprar azeite com acidez superior a 0,8%.

3) Escolha as garrafas do fundo da prateleira, já que receberam menos luminosidade.

4) Confira na lista de ingredientes se não houve mistura com outros óleos.

5) Prefira sempre as embalagens com data de fabricação mais recente.

E desfrute do seu azeite! 😉



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